.Emagrecer de forma Saudável - Métodos e Dicas para Emagrecer
Quinta-feira, 19 de Julho de 2012
Hábitos alimentares saudáveis para emagrecer e/ou manter o peso ideal

Para que se sinta bem consigo mesmo, tenha um corpo saudável e jovem é essencial que os seus hábitos alimentares sejam bons. Se desde cedo optar por uma alimentação baseada em alimentos que fazem bem à saúde, não corre o risco de engordar ou vir a ter problemas como diabetes, anemia, entre outros.

 

É importante que faça muitas refeições ao longo do dia em determinados horários para que nunca tenha de passar por períodos de fome. O nosso corpo tem uma genética muito particular, pois armazena comida para que possa manter os níveis energéticos elevados quando passamos fome. Mesmo que estes sejam pequenos, a tendência é sempre acumular o mais possível, por isso se mantiver uma alimentação regular, esta tendência deixa de existir.

 

Aquilo que comemos é também muito importante, não basta comer pouco várias vezes ao dia, mas dessas vezes, temos que comer alimentos que não prejudiquem a nossa saúde e mantenham os níveis energéticos altos. Quando mais variada for a sua alimentação melhor. Não pense que por ter que comer algo que é bom para o nosso organismo, estes não possam saber bem.

 

Os alimentos que devem constar da sua ementa são fruta, legumes e vegetais, cereais, peixe e carne com pouca gordura como peru por exemplo.

 

Para que se possa manter saudável e em forma é fundamental ter em conta as quantidades ingeridas, pois mesmo que se trate de alimentos saudáveis não devemos exagerar nas doses.

 

 

 

Um bom pequeno-almoço é essencial, pois é quando começamos o nosso dia. Faça refeições que incluam cerais, frutas e lacticínios como iogurtes por exemplo. Esta primeira refeição deve ser uma das mais completas. A meio da manhã deve comer algo também, mas uma refeição mais leve e com poucas calorias, como uma peça de fruta por exemplo.

 

À hora do almoço, coma algo com variedade e cor, por exemplo para além de massa e carne, opte por uma salada que vá além da habitual alface e tomate. Pode inclusive juntar alimentos nutritivos e bastante saudáveis que além de dar mais sabor, são ricos em vitaminas e minerais. O abacate, a beterraba, cenouras, couve roxa e espinafres são apenas alguns deles. Substitua os temperos por especiarias ou sumo de limão rico em vitamina C e use azeite para cozinhar os seus alimentos ao invés de manteiga ou óleo.

 

Ao lanche deve fazer outra refeição, por exemplo, um sumo natural com pão integral, ou até mesmo com umas bolachas ou uma fatia de bolo pouco calórico.

 

O jantar deve ser mais leve que o almoço, ideal para pratos de peixe. O salmão é um dos peixes mais ricos em Omega 3, e contém nutrientes ótimos para a sua pele. O mesmo sucede com os frutos vermelhos como os morangos e framboesas, ricos em antioxidantes. Existem vários pratos leves e saborosos à base de vegetais, por exemplo beringelas ou pimentos recheados, que levam bastantes legumes e são alimentos fáceis de digerir.

 

Antes de se deitar deve comer algo leve, duas horas antes e beber por exemplo um chá ou um copo de leite para que não sinta fome à noite. 

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