.Emagrecer de forma Saudável - Métodos e Dicas para Emagrecer
Domingo, 29 de Maio de 2011
Emagrecer - Está a Emagrecer de forma Saudável?

Emagrecer não é tarefa fácil e o mais importante é saber como está a emagrecer e se está a emagrecer de forma saudável.

 

A chegada do Verão pressupõe uma crescente preocupação com o corpo. É nesta altura que os ginásios enchem, as pessoas pretendem emagrecer rápido e muitas vezes optam por dietas loucas.

 

Mas será que está a seguir um regime alimentar equilibrado?

 

 

Responda de seguida, às questões apresentadas e constate se realmente está a emagrecer de forma saudável.

 

Perguntas

 

1. Se quero emagrecer, tenho que comer poucas vezes durante o dia.

a) Verdadeiro

b) Falso

 

2. Devo ingerir apenas alguns grupos de alimentos menos calóricos como os legumes e a fruta.

a) Verdadeiro

b) Falso

 

3. As fibras transmitem a sensação de saciedade e controlam a entrada de outros nutrientes no organismo.

a) Verdadeiro

b) Falso

 

4. Não devo comer antes de fazer exercício físico.

a) Verdadeiro

b) Falso

 

Respostas

 

1. Falso

Para um estilo de vida saudável, é recomendado que se faça uma distribuição dos alimentos ao longo do dia, em várias refeições. É recomendável a ingestão de seis refeições diárias: pequeno-almoço, merenda da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia. O objectivo é evitar picos de glicemia que provoquem libertação exagerada de insulina. Estes níveis altos de insulina mantêm-se mesmo depois de esgotado o açúcar da refeição anterior e a verdade é que teremos fome mais rapidamente e dessa forma estamos mais susceptíveis de ganhar peso.

 

2. Falso

Uma refeição equilibrada deve conter hidratos de carbono, proteínas, gorduras, fibras, vitaminas e minerais que apresentam funções essenciais necessárias  ao bom funcionamento do organismo. Todos estes nutrientes são importantes e devem ser incluídos na alimentação desde que em proporções adequadas. Uma alimentação equilibrada e exercício físico é essencial para o controlo do peso corporal.

 

3. Verdadeiro

As fibras existem apenas em produtos de origem vegetal como os cereais e derivados integrais, leguminosos como o feijão, grão-de-bico, favas, frutos e produtos hortícolas ajudando no controlo do peso. As fibras apresentam também bastantes benefícios para a saúde tais como: prevenção da obstipação, controlo da glicemia, diminuição do colesterol e diminuição do risco de desenvolvimento de determinados tipos de cancro. Deve ingerir no mínimo 25 ou 30 gramas de fibras alimentares por dia, acompanhadas por um consumo diário de 1,5 litros de água.

 

4. Falso

Deve comer antes do exercício físico (embora não imediatamente antes, para evitar treinar enquanto faz a digestão) para preparar o organismo para esse esforço evitando assim uma fome exagerada depois do treino. Para além disso, treinar com fome não é nada adequado para o ganho de massa muscular. Quanto à refeição posterior ao treino, deve ser rica em hidratos de carbono e tomada na primeira hora após o exercício físico, podendo incluir alimentos como o pão, arroz, massa, batata feijão ou grão.

 

Para que consiga emagrecer o ideal é que consiga emagrecer de forma saudável, porque só assim irá emagrecer definitivamente e não estar a emagrecer e engordar constantemente, o que pode por em causa a sua saúde.

publicado por admin às 19:38
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