.Emagrecer de forma Saudável - Métodos e Dicas para Emagrecer
Sexta-feira, 3 de Junho de 2011
Emagrecer - Dicas para Emagrecer (20 Passos)

Se quer emagrecer, deixar de comer não é a solução para perder peso. Para emagrecer o ideal é comer bem e seguir algumas regras saudáveis e eficazes.

 

Dicas para Emagrecer:

 

1 - Quantos quilos e centímetros tem a mais? - Mesmo que saiba que tem peso a mais não deve iniciar uma dieta sem consultar um especialista. É importante calcular o seu índice de massa corporal e medir o seu perímetro abdominal para perceber quantos quilos deve perder.

 

2 - Quanto mais cedo começar mais fácil vai ser - quanto mais tarde decidir emagrecer mais difícil será perder peso. Por um lado, porque tem mais quilos para perder, por outro lado, porque se acostumou a viver com os quilos a mais e a organizar a sua vida de acordo com esse excesso de peso.

 

3 - Adapte os seus gostos e seja constante - A chave para emagrecer não está tanto na dieta que se faz mas sim na constância. O ideal é seguir uma dieta que vá de encontro das nossas preferências e estilo de vida para que seja mais duradoura.

 

4 - Coma devagar - É recomendável fazer uma alimentação consciente, ou seja, não comer por comer. É aconselhável mastigar lentamente e pousar os talheres a cada três garfadas. Desta forma, quebra qualquer impulso de compulsão e obrigar-se-á a comer menos e com mais cabeça.

 

5 - Repouse 15 minutos e caminhe 45 minutos - As sestas muito longas (de duas ou mais horas) são inimigas das dietas, já que diminuem em muito a digestão. Recomenda-se, então, descansar 15 minutos depois do almoço e depois caminhar 45 minutos. E se puder dar um passeio também após o jantar será ainda melhor.

 

6 - Antes da ginástica, beba chá - A cafeína presente no chá verde liberta ácidos gordos, fazendo com que queime gordura mais rapidamente. E os antioxidantes que este chá contém aceleram a combustão de calorias.

 

7 - Seleccione o que vê na televisão - Há uma relação directa entre a obesidade e as horas passadas em frente à televisão. A causa é muito simples: as batatas, as bolachas e as cervejas que ingerimos enquanto vemos os programas. Por isso, seleccione bem os programas que quer ver em vez de ficar muito tempo no sofá.

 

8 - Estique os alimentos - Optimize cada alimento no seu prato. Em vez de colocar um pequeno bife inteiro, corte-o e junte com verduras.

 

9 - Aponte tudo o que come - Fazer uma lista dos alimentos que ingere ajuda a uma dieta mais a sério. Faça uma tabela para cada dia da semana, divida pelas refeições e se cometer algum extra aponte também.

 

10 - Festas e outras celebrações - Pode fazer uma excepção ao regime mas deve compensar com a prática de exercício físico. Nos dias seguintes, faça refeições ligeiras.

 

 

11 - Em vez de sal junte especiarias - Excesso de sal na dieta está relacionado com a retenção de líquidos e com o inchaço, que provoca aumento de peso. Utilize especiarias porque ajudam o fígado a metabolizar a gordura e não contribuem para a retenção dos líquidos. Só com uma colher pequena pode activar o metabolismo em 25%.

 

12 - Porções normais e não grandes - Quanto maior for a porção de comida, maior é a probabilidade de consumir mais do que deveria. Sirva-se de porções normais e limite o seu apetite.

 

13 - Caminhar traduz-se em menos peso e mais alegria - É das actividades físicas mais efectivas e é um excelente antídoto para a depressão.

 

14 - Cuidado com os fins-de-semana - Tentar celebrar durante o fim-de-semana os quilos perdidos durante a semana arruína a dieta. Pode cometer alguma extravagância, mas o ideal é seguir os mesmos hábitos da semana e festejar com algo que não engorde.

 

15 - Melhor fruta que sumo - A fruta é mais saciante quando comida ao natural do que quando ingerida em sumos.

 

16 - Comece as refeições com uma salada - Ao ingerir hidratos separados e antes das proteínas, a sua digestão será ligeira.

 

17 - Conte até dez antes de começar a comer - Perante um ataque de fome, o melhor é contar até dez e distraia-se com alguma coisa. Aguente dez minutos porque é quanto dura o desejo por doces e hidratos de carbono.

 

18 - Cheire essência de baunilha - Leve sempre consigo um pequeno frasco de essência de baunilha e cheire-a ou ponha um pouco no dorso da mão cada vez que tiver vontade de comer algo com açúcar.

 

19 - Não se aborreça, comerá mais - Muitas pessoas com excesso de peso não comem por ter fome mas sim porque se sentem aborrecidas. Quando isso acontecer, não abra a porta do frigorífico mas sim a da rua e vá passear ou ao cinema.

 

20 - Mexa-se - Pode aproveitar qualquer altura para queimar calorias. Um exemplo: Para reduzir a barriga encolha-a sempre que se lembrar. Isto não beneficia apenas a zona do abdómen, mas também a postura e tonifica os glúteos.

 

TER EM CONTA:

 

- O nosso cérebro está programado para emitir uma sensação de saciedade passados 20 minutos depois de ingerir o primeiro pedaço de comida. Mastigue cada porção aproximadamente 20 vezes.

 

- Não é saudável nem seguro perder mais do que um quilo por semana, porque significa que tem falta de nutrientes no organismo e que perdeu muitos líquidos.

 

Emagrecer é um processo complexo, mas é possível e está ao seu alcance. Faça um esforço e procure sobretudo emagrecer sem recorrer a dietas drásticas e nada aconselháveis para a sua saúde.

publicado por admin às 22:19
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