.Emagrecer de forma Saudável - Métodos e Dicas para Emagrecer
Sexta-feira, 10 de Junho de 2011
Emagrecer - Os produtos light fazem emagrecer?

Quando se fala em emagrecer, muita gente recorre aos produtos light. Mas até que ponto estes alimentos ajudam a emagrecer e têm vantagem em relações aos outros? Vou tentar esclarecer de seguida esta dúvida.

 

Os produtos light fornecem até 30% menos calorias que a sua versão original, por isso, ajudam a emagrecer. Mas, em excesso, podem engordar. Lembre-se que light não significa que não tenha calorias.

 

Hoje em dia, uma pessoa ser magra e saudável converteu-se numa obsessão. Os produtos light enchem as nossas despensas porque pensamos que são mais saudáveis e ajudam-nos a emagrecer.

 

Mas o que nos fornecem estes alimentos?

 

Para se poder falar de um alimento light é necessário que exista no mercado o mesmo produto na sua versão original e que haja: redução mínima de 30% do valor energético em comparação com o normal e menção no rótulo da percentagem de redução de calorias, valor energético (por 100g ou 100ml), assim como da existência do alimento de referência.

 

Há duas formas de tornar um produto normal em light. Pode ser substituído o açúcar por adoçante ou usar substitutos de gordura. As pessoas com excesso de peso, diabetes ou triglicéridos altos devem consumir os produtos light.

 

É preciso ter bastante cuidado com os falsos alimentos light. A maior parte dos produtos que se vendem sob a denominação light, não ajudam a emagrecer nem a ser mais saudável. Muitos deles contêm pouca gordura, mas em troca têm mais açúcar que a sua versão original. Outro truque usado pelos fabricantes consiste em não especificar as quantidades por porção. Incluem unicamente a informação por 100g ou ml e, assim, a diferença entre o light e o original é maior.

 

Os produtos light emagrecem?

 

 

 

 

Estes produtos ajudam a emagrecer se ingeridos com moderação. A única forma de emagrecer de forma saudável é ter uma alimentação equilibrada e fazer exercício físico regularmente. Os alimentos light, sem adição de açúcar ou baixos em gorduras ajudam a perder peso, mas não são adelgaçantes. De facto, se forem consumidos sem moderação, engordam o mesmo que a sua versão original.

 

Se é saudável, não precisa de os ingerir, embora o possa fazer para limitar o consumo de gorduras. Geralmente são os diabéticos e as pessoas que estão a seguir uma dieta que mais beneficiam destes produtos.

 

Todos os excessos são maus para a sua saúde. E, por outro lado, tanto a gordura como o açúcar são necessários ao organismo. Se substituísse todos os alimentos que ingere diariamente pela versão light, deixaria de ingerir alguns nutrientes básicos, nomeadamente, as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) que são importantes para o bom funcionamento do organismo.

 

Esqueça a ideia de que estes alimentos, só por serem light, já podem ser ingeridos em maior quantidade. Isso é um erro e nada contribui para que consiga emagrecer.

 

TER ESPECIAL ATENÇÃO:

 

ALIMENTOS SEM AÇÚCAR: A menos que na etiqueta esteja indicado que o açúcar é substituído por adoçantes artificiais, porque o mais provável é que esteja a comprar um produto com um tipo de açúcar diferente, a frutose. As calorias são quase as mesmas.

 

ALIMENTOS SEM GORDURA: Um produto sem gordura não pode conter mais de 0,5g deste nutriente. Até 3g de gordura é um produto baixo em gordura. Os alimentos sem gordura são produtos com menos de 0,1g de gorduras saturadas e os que têm baixo teor em gordura têm menos de 1,5g. Nem todas as marcas indicam a quantidade de gorduras que os alimentos têm na sua composição. Escondem-nas nas denominações como insaturadas ou parcialmente hidrogenadas.

 

ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS: Está a comprar mais fibra, às vezes várias gramas a mais do que o produto original. Mas não associe fibra a light, podem mesmo ter mais calorias.

 

ALIMENTOS COM AZEITE: Tenha em conta que tipo de azeite é e assegure-se de que não é misturado com outras gorduras.

 

As pessoas cada vez mais, preocupam-se com o seu peso. Antes de tomar medidas drásticas tenha em conta alguns conselhos que lhe são sugeridos no "Emagrecer de forma Saudável". Primeiro, identifique todos os hábitos quotidianos que pesam na sua balança. De seguida, trace um objectivo, escolha um plano e passe à acção. Recorde-se que a perda de peso deve ser gradual e independentemente de qualquer outra coisa, há algo ainda mais importante a preservar que é a sua saúde.

publicado por admin às 19:03
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